..
...
Estudo mostra que leitura sem obrigação é pré-condição para se tornar leitor efetivo. Desafio maior é despertar o interesse.
(da Gazeta do Povo)
A quantidade de tempo dedicado à leitura como lazer na infância e adolescência tende a formar leitores e implica em reflexos na vida adulta. Um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que os melhores leitores leem mais por estarem motivados a isso e, consequentemente, desenvolvem mais o vocabulário e a capacidade de compreensão. Na pesquisa, o Brasil aparece junto às nações com os menores índices de leitura entre alunos na faixa dos 15 anos.
...
.. .
Um comentário:
Lendo a matéria, duas coisas me chamaram a atenção:
1) há realmente um grave problema no trabalho com a leitura na faixa etária entre os 11 e 13 anos de idade. Falo por experiência própria.
2) A declaração da professora Eliege Pepler me dividiu. Concordo que a leitura não é um dom e que "demanda concentração, isolamento, participação ativa e reflexiva. Mas também não acho que seja exatamente igual a um exercício físico.
Um abraço.
Postar um comentário