quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Conheça o Olinguito

.
..
...
Conheça o olinguito (Bassaricyon neblina), este simpático mamífero da família Procyonidae – que inclui também os guaxinins, quatis, olingos e juparás.


O que faz do olinguito um mamífero especial, é que sua descoberta foi revelada apenas em 15 de agosto do ano passado pelo setor de mamíferos do Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsoniano. Trata-se, portanto, da primeira descoberta de uma nova espécie da ordem Carnívora no Continente Americano nos últimos 35 anos.

Habitante das florestas altas da Colômbia e do Equador, o olinguito não é um carnívoro estrito. Apesar de ocasionalmente se alimentar de insetos, este carnívoro prefere os frutos (curiosamente, há espécies da ordem Carnívora que são herbívoros estritos, como o panda-gigante).

A análise dos habitats apropriados para sua sobrevivência, sugere que cerca de 42% de seu alcance potencial já foi desmatado, muito embora estima-se haver um bom número de exemplares da espécie. O olinguito não estaria, portanto, ameaçado de extinção... Ainda.


...
...
..
.

Nenhum comentário: