segunda-feira, 31 de outubro de 2011

The tree of life web project

.
..
...
The Tree of Life Web Project é um esforço colaborativo entre biólogos e amantes da natureza de todo o mundo. Com mais de 10.000 páginas, o projeto fornece informações sobre a biodiversidade, as características dos diferentes grupos de organismos e sua história evolutiva (filogenia). Cada página contém informações sobre um determinado grupo – por exemplo: salamandras, vermes segmentados, angiospermas, tiranossauros, euglenas, borboletas, fungos, lulas vampiro... As páginas estão hierarquicamente relacionadas sob a tradicional forma da “árvore” evolucionária da vida. A partir de uma “raiz” fundamental partem os troncos e os ramos divergentes que percorrem os diversos grupos de seres vivos e atingem as espécies individuais, no extremo de cada ramificação. Desse modo, a estrutura do projeto procura ilustrar as ligações genéticas entre todos os organismos biológicos, viventes ou extintos.

Para ir ao site, clique na imagem acima; para o tutorial, acesse http://tolweb.org/tree/home.pages/abouttol.html
...
..
.

Deixando o halloween em paz...

.
..
...

Feliz dia das bruxas...!

...
..
.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Melhores alunos leem por prazer

.
..
...

Estudo mostra que leitura sem obrigação é pré-condição para se tornar leitor efetivo. Desafio maior é despertar o interesse.

(da Gazeta do Povo)



A quantidade de tempo dedicado à leitura como lazer na infância e adolescência tende a formar leitores e implica em reflexos na vida adulta. Um estudo da Organização para a Coope­­ração e o Desenvolvimento Eco­­nômico (OCDE) aponta que os melhores leitores leem mais por estarem motivados a isso e, consequentemente, desenvolvem mais o vocabulário e a capacidade de compreensão. Na pesquisa, o Brasil aparece junto às nações com os menores índices de leitura entre alunos na faixa dos 15 anos.


...
..
.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Você conhece a sitatunga?

.
..
...

A sitatunga (Tragelaphus spekei) é um antílope que mede de 90 cm a um metro de altura (na cernelha) e pesa cerca de 120 kg. De hábitos solitários, o bicho vive em regiões pantanosas, como o delta do rio Okavango, na República Democrática do Congo. São excelentes nadadoras e preferem áreas com densa vegetação. Seus principais predadores são os crocodilos... E os caçadores.

E o feneco, você conhece?..

...
..
.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tributos a Steve Jobs

.
..
...

Tributos comoventes e bem-humorados a Steve Jobs.



______

______

______

_______

...
..
.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Bizu literário

.
..
...

Livro de Stephen King tem morte de John Kennedy como núcleo


O escritor norte-americano Stephen King apresentará em novembro próximo seu mais recente romance, 11/22/63, uma história com o assassinato de John F. Kennedy como núcleo matriz e as viagens no tempo como outro assunto central.

Na história de mais de mil páginas, um professor, Jake Epping, viaja no tempo para conseguir evitar que Kennedy seja morto. Ele faz isso após seu amigo descobrir uma porta capaz de transportar as pessoas para o passado. Os problemas começam quando Jake se apaixona por uma mulher de 1963.

Qualquer livro com tais temas poderia tecer uma dessas histórias previsíveis, recorrentes, mas quando se trata de King, cujo talento é de outra natureza, como um cabo de alta tensão tendido subrepticiamente à beira do caminho.

Tanto que o livro mal tinha sido escrito pelo autor e o cineasta Jonathan Demme (O silêncio dos inocentes) adquiriu os direitos para o convertê-lo em um filme, cujo roteiro, produção e direção descansará em suas mãos.

Não satisfeito com a versão fílmica de The shinning (O iluminado), King voltou a ceder à eterna sedução do cinema - como antes o fez com Carrie e Louca Obsessão -, e deu seu aval a Demme.



________________


Inédito de Saramago nas livrarias este mês

(da tvi24)

Escritor nunca publicou romance que escreveu aos 31 anos.

Romance inédito de Saramago em formato digitalDeclarações de Saramago compiladas em livroSaramago e Lanzarote, um vulcão entre vulcões Claraboia, o romance que José Saramago acabou de escrever em 1953, aos 31 anos, e deixou inédito até ao fim da vida, chega às livrarias portuguesas a 17 de Outubro, numa edição da Caminho, e é "um romance interessantíssimo", disse o editor, citado pela Lusa.

Zeferino Coelho, editor e amigo de Saramago, falou um pouco da história e das personagens desta obra de juventude do prémio Nobel da Literatura português numa entrevista que deu à Lusa em Junho, pelo primeiro aniversário da morte do escritor, classificando Claraboia como "um bom romance", onde se encontram já esboços do que viriam a ser as suas obras seguintes.

"Tenho comigo o original e está completo. Ou seja, é possível publicar o livro sem qualquer interferência, não lhe falta nada, não lhe falta nenhum bocado. Trata-se de um romance e é um romance interessantíssimo. Eu já o li mais do que uma vez e lê-se muitíssimo bem. Tem um grande número de personagens, mas aquilo tudo [está] muito bem articulado, muito bem contado", disse à Lusa.



...
..
.