terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A arte da ciência

.
Placenta, cordão umbilical e embrião de 40 dias (A Child is Born).

.
..
...
As belas imagens do desenvolvimento embrionário humano, realizadas nos anos sessenta pelo fotógrafo sueco Lennart Nilsson, integram o clássico da fotografia científica A Child is Born (1965).
Sem qualquer auxílio de computação gráfica, as fotos foram capturadas in vivo por câmeras convencionais adapatadas com lentes macro e ajustadas a um endoscópio (Nilsson é pioneiro nessa técnica).
Não é raro deparar-se com algumas delas (nem sempre com o devido crédito) em livros ou apostilas de biologia – poderão ser, portanto, familiares ao visitante.
Aos 87 anos, Nilsson é um dos mais conceituados fotógrafos de medicina do mundo; além de A Child is Born (republicado em 2009, desta vez com retoques digitais), outros trabalhos do fotógrafo são Close to Nature e The Human Body.
Amostras dos três trabalhos podem ser vistas no site do fotógrafo.
Eis um aperitivo:


Óvulo e espermatozóide no instante da penetração (A Child is Born)


O grão de pólen (Close the Nature)

Cromossomos (Human Body)

(todas as imagens: copyright © Lennart Nilsson Photography AB when nothing else is stated. All rights reserved worldwide)
...
..
.
Update, 26 Jan, 18:30 hs: no site de Lennart Nilsson, no menu à esquerda, clique em Scientific Images - três sub-links surgirão com o acesso às amostras de fotografias integrantes dos trabalhos mencionados na postagem. Para acesso ao banco de imagens completo um cadastro é exigido.
...
..
.

2 comentários:

Mariê disse...

Nêgo, que maravilha essas imagens! Belíssimo achado.
Beijo

Marcello disse...

Esse é o 'Belo', coisa pra se "ver com os olhos da alma, penetrar a coisa vista, perceber na casca externa o único e mesmo nada; e enxergar, além dela, a única e mesma realidade: o infinito" (no tempo e no espaço). Beijo, Preta.